GÊNERO
Os papéis das mulheres e homens são codificados na sociedade Yanomami. Há um modelo específico e complexo de divisão de trabalho entre si, projetado para atender as necessidades de toda a comunidade, com vista a assegurar a subsistência e o bem-estar de cada família. As relações de gênero Yanomami estão marcadas pela assimetria, em razão de que não devem ser automaticamente interpretadas mediante equação homens dominantes / mulheres subordinadas, uma vez que as posições se alternam conforme as circunstâncias sociais.
![Mulheres Yanomami nuas com a pele coberta de pinturas](https://static.wixstatic.com/media/c00d30_8fd35b523f0e44938f7fd2b2d12c83ab~mv2.png/v1/crop/x_0,y_33,w_876,h_810/fill/w_259,h_236,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/FOTO%20EIKO-03.png)
![](https://static.wixstatic.com/media/c00d30_dd196b6651dc4ee2922cbbb9e503ea4f~mv2_d_5152_3864_s_4_2.jpg/v1/fill/w_101,h_75,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/7_1.jpg)
infância e adolescência
É notório que a vida das crianças no xapono se caracteriza por significativa liberdade e
o processo de aprendizagem ocorre através da imitação e participação nas atividades dos adultos, sendo bem verdade que as mesmas sofrem das mudanças sociais que impactam na atualidade. Por este motivo, a Secoya preconiza ampliar o espectro de sua atuação, buscando garantir os direitos que lhes são outorgados enquanto crianças e enquanto indígenas.
GESTÃO DE RISCO
A gestão de riscos tornou-se um elemento importante e de cunho institucional considerando o ambiente hostil no qual atuamos e o impacto de políticas públicas que têm estimulado a violência no campo e o desrespeito a legislação vigente no que tange aos direitos indígenas, ambientais, sociais e humanos implicados de alguma forma. A realidade da pandemia intensificou o clima de insegurança e mesmo de abandono das populações indígenas, requerendo adaptabilidade e construção de protocolos de segurança das organizações. Tais protocolos devem dar conta da segurança física individual e coletiva, institucional e digital, tentando incluir elementos de biossegurança para o futuro processo de desconfinamento, e ainda aspectos que fortaleçam as políticas de proteção aos povos indígenas em particular.