Carta das Lideranças Yanomami do Amazonas Imprimir
Seg, 18 de Maio de 2009 00:00

Situações preocupantes das conveniadas de saúde Yanomami

Neste caso nós pedimos o favor da Funasa, por esse motivo nós Yanomami estamos mandando um documento, pedindo primeiro um convite da Funasa para participar do Chamamento Público, juntamente com a nossa conveniada Secoya.

Nós Yanomami não queremos que a Funasa nos esqueça de novo, onde grandes reuniões aconteçam sobre a saúde indígena. Queremos participar de qualquer reunião, onde a nossa Ong participa e buscar o recurso para trabalhar nossos técnicos nas áreas para melhoria da nossa saúde.

Por isso nós queremos aprender e conhecer o trabalho de qualquer organização para acreditar se eles trabalham direito, se gastam o dinheiro com coisas úteis. Por isso hoje nós queremos ouvir quem são as autoridades, mesmo também as autoridades ouçam a nossa voz.

Ainda até hoje a saúde continua com as dificuldades porque a própria Funasa não cumpre o que ele é, eles têm responsabilidade para ajudar e cuidar da saúde indígena, mesmo assim eles não querem ajudar a saúde, esta irresponsabilidade. Por isso nós Yanomami estamos mostrando a dificuldade da nossa saúde no Amazonas.

As autoridades do Ministério da Saúde, nós Yanomami do Amazonas estamos reunidos na aldeia Raita para mandar a equipe da Comissão dos Yanomami do Rio Marauiá para saber da saúde Yanomami do amazonas quais são as dificuldades!

Dificuldade já faz tempo que a Funasa prometia fazer a pista de pouso aqui no Rio Marauiá, ainda nós Yanomami estamos esperando e a Funasa dificulta o trabalho da nossa Ong chamada Secoya que está querendo ajudar o povo Yanomami, só que a Funasa não quer passar o recurso.

Também estamos com dúvidas sobre os Agentes de Saúde Indígena (AIS), quando eles vão se formar, eles fizeram vários cursos, nunca terminam e nunca se formam e também demoram fazer o curso de AIS. Também o posto de saúde de cada aldeia está mal construído, passa poucos anos e já caem.

Todas essas dificuldades que nós reivindicamos nunca se resolveram. Nós queremos mais recursos para ser usado, formações dos agentes de saúde indígena Yanomami, também queremos reconhecimento do governo brasileiro, neste caso, a Funasa prometia  na Reunião do Conselho Distrital  para ser colocado agente de saúde indígena do Amazonas na Escola Técnica Federal.

Nós, todas as lideranças Yanomami agradecemos vocês autoridades do Ministério da Saúde que recebem este documento e leiam.

Boa Sorte!

Rio Marauiá
Comunidade Raita/AM, 06 de Abril de 2009

 

Clique para baixar a carta manuscrita e assinada:   Carta Yanomami


Matérias relacionadas: