Parcerias : Organizações indigenistas
PDF  | Imprimir |  E-mail

Rios Profundos

Esta organização Não-Governamental está localizada próxima à Terra Indígena Yanomami no rio Marauiá, apoia a equipe da Secoya nos cursos de formação, assim como nas traduções de documentos e material didático na língua Xamatari.

 

 

 
PDF  | Imprimir |  E-mail

Rede Rio Negro

A Rede Rio Negro foi fundada oficial em 2013 tendo como objetivo estabelecer um espaço de debate e intervenção socioambiental para construção de bases e propostas de promoção da qualidade de vida dos habitantes, da conservação, do uso sustentável e da repartição de benefícios da biodiversidade da Bacia do Rio Negro, por meio de estratégias participativas de planejamento, execução e monitoramento das atividades relacionadas ao ordenamento e destinação do território. A Secoya é uma das organizações que fazem parte do Rede Rio Negro.

Site: www.rionegro.org.br

 

 
Operação Amazônia Nativa

logo-opan

Operação Amazônia Nativa

A Operação Amazônia Nativa (OPAN) é uma organização fundada em 1969, desenvolve desde então projetos de trabalho junto aos povos indígenas nas regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil. Seu objetivo é apoiar os povos indígenas, colaborando para a valorização e o fortalecimento de seus modos de organização social e expressão.  cultural, das formas de proteção de suas terras e patrimônios, favorecendo a autonomia e o controle social, visando a consolidação dos direitos constitucionalmente reconhecidos à essas populações.

 
PDF  | Imprimir |  E-mail

CIMI

Conselho Indigenísta Missionário

O CIMI organismo vinculado à CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) foi criado em 1972 quando o Estado brasileiro assumia abertamente a integração dos povos indígenas à sociedade majoritária como única perspectiva

O CIMI procurou favorecer a articulação entre aldeias e povos, promovendo grandes assembleias indígenas, onde se desenharam os primeiros contornos da luta pela garantia do direito à diversidade cultural. O CIMI tem por princípios o respeito à alteridade indígena em sua pluralidade étnico-cultural e histórica e o protagonismo dos povos indígenas. Defende a opção e o compromisso com a causa indígena dentro de uma perspectiva mais ampla de uma sociedade democrática, justa, solidária, pluriétnica e pluricultural.

Diversas articulações e colaborações mútuas vêm sendo realizadas entre a Secoya e o CIMI, inclusive na realização da II Assembleia Yanomami no Amazonas. Diversas questões ligadas à defesa dos direitos indígenas na Amazônia e no Brasil são discutidas com a equipe do CIMI Regional Norte I.

 

 

 
PDF  | Imprimir |  E-mail

Associação Saúde e Alegria

A Associação Saúde e Alegria atua na região do rio Tapajós (PA) e mantem colaborações pontuais com a Secoya por atuar em campos similares junto a população indígena e tradicional.

www.saudeealegria.org.br

 

 


Nossos parceiros