Secoya vencedora do prêmio ANU no Amazonas PDF Imprimir E-mail
Sex, 11 de Fevereiro de 2011 16:01

A Secoya foi premiada no dia 07 de fevereiro de 2011 pela Central Única das Favelas - CUFA, com o prêmio ANU 2010. A cerimônia aconteceu no teatro municipal da cidade do Rio de Janeiro, com a participação de personalidade do mundo político e da vida cultural brasileira na qualidade de instituição representante do Estado do Amazonas.

O Prêmio ANU foi promovido pela CUFA, a Central Única de Favelas que tem como principal objetivo destacar ações de toda natureza desenvolvidas no território nacional e que contribuam tanto para a evolução quanto a revolução social.

O Coordenador Geral da Secoya, Sr. Sílvio Cavuscens recebeu do Ministro da Saúde, Sr. Alexandre Padilha, o prêmio de melhor iniciativa do Estado do Amazonas com o projeto de Educação e Formação destinado ao povo Yanomami, através de ações educacionais indígenas diferenciadas, bilíngües e interculturais. A Secoya busca o diálogo entre as diferentes culturas com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento auto-sustentável do povo Yanomami, na construção de "uma escola Yanomami para os Yanomami".

Os 27 projetos sociais e culturais, um de cada estado brasileiro, consagrados no 1º Prêmio Anu, mostram que tem muita gente no país que abre mão da própria vida para ajudar o próximo com ou sem a ajuda de empresas, governos e instituições.

Esse reconhecimento é de grande importância para a equipe da Secoya e para os Yanomami, uma vez que coloca em evidência um trabalho de campo, que vem sendo realizado há 20 anos, com paciência e enfrentando todo tipo de dificuldades.

É ademais, mais um passo dado em direção a tolerância e aceitação da diversidade cultural e da pluralidade étnica que compõe esse Brasil, oferecendo aos povos indígenas novas perspectivas na luta pelos seus direitos e pelo reconhecimento de sua cidadania.

Assista ao vídeo sobre o trabalho do Projeto de Educação e Formação da Secoya

http://www.youtube.com/warch?v=MZLPq6Qd2Dc

Anexos
ArquivoDescriçãoTamanho do arquivo
Fazer download deste arquivo (Dossiê Prêmio ANU 2011.pdf)Dossiê prêmio Anu 2011 4720 Kb
 

Nossos parceiros